Dossiê Digital de Atendimento da Receita Federal passa a ser chamado de Processo Digital


Dossiê Digital de Atendimento da Receita Federal passa a ser chamado de Processo Digital

Medida visa?facilitar a interação dos usuários e melhorar a navegação

Para facilitar a interação dos usuários no sistema de processos digitais da Receita Federal (e-Processo), a partir de agora a Instituição passa a tratar todos os processos como “Processo Digital”, em substituição ao termo "Dossiê Digital de Atendimento". Com a mudança, a funcionalidade "Abrir Dossiê de Atendimento" passa a ser denominada "Solicitar Serviço via Processo Digital" e todas as referências ao termo “Dossiê” foram retiradas do portal e-CAC.

A alteração ajuda o cidadão na identificação do serviço mais adequado à sua necessidade e no acompanhamento de todos os processos. A Receita Federal também implementou uma nova versão dos serviços destinados ao atendimento de intimações e notificações de?malha fiscal?de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com isso, o sistema agora bloqueia a entrada de processos digitais para quem não tem declaração em malha fiscal.

Ao selecionar o serviço, será necessário informar o número da intimação ou notificação para prosseguir. Se o serviço selecionado estiver errado, o próprio sistema direcionará o usuário para o serviço correto, com base nos dados da comunicação informada. A apresentação antecipada de documentos – antes do recebimento da intimação – somente será permitida caso o sistema identifique que a declaração do ano em questão esteja em malha, evitando, assim, protocolos desnecessários.

Entre as novidades do serviço estão a apresentação mais clara das informações; a triagem eletrônica na entrada dos serviços; a suspensão automática da contagem de prazo para finalização das declarações, a partir da entrada do processo digital, para contribuintes intimados e notificados eletronicamente sem intimação prévia; além da liberação da solicitação de juntada de documentos para pessoas jurídicas com cadastro inativo. Esta?alteração do sistema permite, por exemplo, que empresas com CNPJ suspenso possam solicitar serviços para correção e baixa de seus cadastros diretamente pelo e-CAC.

Também foram ajustados o tempo de bloqueio entre solicitações de cadastro de processos, para obtenção de um mesmo serviço a um mesmo solicitante, que foi reduzido de 30 para três minutos; o limite de solicitações de serviço por cadastro de processo, que foi ampliado de 10 para 30 por dia, para um mesmo solicitante; e a juntada de arquivo não paginável ao sistema, que passa a ser somente para arquivos compactados na extensão ZIP.

Como solicitar o serviço

Passo 1: Acessar

- Acesse o portal e-CAC

- Clique em Legislação e Processo

- Clique em Processos Digitais

Passo 2: Abrir

- Na tela do e-Processo, clique no botão?Solicitar Serviço via Processo Digital. A opção também está disponível no menu.

Passo 3: Escolher

Na tela seguinte informe:

- A área do serviço

- O serviço desejado

-  O seu telefone

Leia com atenção a descrição do serviço e clique no botão?Solicitar serviço.

Passo 4: Confirmar

- Após clicar no botão Solicitar serviço, o cidadão receberá a confirmação da abertura do processo e o número do protocolo.

O processo pode ser acessado a qualquer momento através da opção Meus processos.

Passo 4.1: Juntada de documentos

No mesmo quadro, o cidadão deverá informar se deseja solicitar a juntada de documentos, ou seja, se quer incluir documentos no processo. Clique Sim para solicitar a juntada imediatamente ou clique Não para solicitar depois.

Atenção! Após a abertura, o cidadão tem apenas três dias úteis para solicitar a juntada dos documentos necessários. Se não for solicitada a juntada neste prazo, o processo será automaticamente extinto.

Fonte: Ministério da Economia

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