Quando falamos de disseminação de informações, a internet tornou-se um território onde todos se apresentam como especialistas. Infelizmente, isso resulta na circulação de inúmeras informações imprecisas, as famosas fake news, seja por meio de WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube ou outras plataformas digitais.
A recente publicação do Ajuste SINIEF nº 2, de 2025, no Diário Oficial da União de 16 de abril de 2025, provocou uma verdadeira turbulência no meio tributário. A falta de leitura atenta e de interpretação correta da legislação tem gerado desinformação e desnecessária preocupação aos contribuintes. Essa situação vem sendo explorada por diversos profissionais autodeclarados "especialistas tributários", que buscam visibilidade e engajamento nas redes sociais.
Mas, afinal, o que determina essa nova legislação que entra em vigor a partir de 1º de maio de 2025 e que tem causado tanto barulho?
Hildebrando Patrik Fabri, é formado em Ciências Contábeis, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e instrutor de cursos, atua na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa no atendimento de tributos indiretos, especialmente ICMS, IPI e ISSQN.