Crédito de ativo imobilizado e sua apresentação na EFD-ICMS/IPI


Crédito de ativo imobilizado e sua apresentação na EFD-ICMS/IPI

 

Diante de todo o grande investimento realizado, as corporações buscam constantemente maneiras de reduzir custos ou até mesmo recuperar, de alguma forma, os impostos pagos nessas aquisições. 

A gestão eficaz dos ativos imobilizados é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das corporações do agronegócio, um setor que desempenha um papel vital na economia global. Os ativos imobilizados no agronegócio englobam uma ampla gama de recursos físicos, como edificações, maquinários agrícolas, equipamentos de processamento, sistemas de irrigação, instalações de armazenamento, entre tantos outros bens utilizados no desenvolvimento dessas atividades. 

Esses ativos desempenham um papel crucial em todas as fases da produção agrícola, desde o cultivo e a criação de animais até a colheita, o abate, processamento e distribuição dos produtos resultantes. Destacar a importância dos ativos imobilizados no contexto do agronegócio significa ressaltar sua significativa contribuição para a produtividade, a eficiência operacional e o valor agregado ao longo de toda a cadeia de suprimentos agrícolas. 

Porém, existe um posicionamento concreto que nos apresenta qual seria a definição e conceito de ativo imobilizado? Bem, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27, tem-se a seguinte definição:

Hildebrando Patrik Fabri

Consultor de Tributos Indiretos

Hildebrando Patrik Fabri, é formado em Ciências Contábeis, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e instrutor de cursos, atua na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa no atendimento de tributos indiretos, especialmente ICMS, IPI e ISSQN.

Tags:

ICMSefd-icms , EFD ICMS/IPI , crédito , crédito na aquisição , ativo imobilizado