PIS/COFINS: Crédito na aquisição de embalagens de transporte por empresas industriais.


PIS/COFINS: Crédito na aquisição de embalagens de transporte por empresas industriais.

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

O aproveitamento de crédito das Contribuições para o PIS e para a COFINS de forma correta pelos contribuintes é algo que pode definir o sucesso e a continuidade de uma instituição. Isto porque trata-se de tributos com uma grande relevância de valores dentro das operações realizadas pelas maiorias das instituições.

Desta forma, deve o contribuinte ficar atento não só apenas as práticas adotadas corriqueiramente, até porque o conturbado cenário tributário do País acaba por trazer oportunidades que os contribuintes poderão se valer apenas quando pleiteados no âmbito administrativo ou judicial.

Um exemplo bastante conhecido pelo brasileiro é a discussão relativa ao conceito de insumos. Nota-se que o atual reconhecimento do mencionado é derivado de um perfil arrojado adotado por uma instituição que se considerou lesado pelo entendimento restritivo imposto pelo fisco federal e que agora passou a ter uma maior abrangência devido ao posicionamento do STJ em relação ao tema.

Ainda sim muitas são as disputas decorrentes desse conceito. A abrangência trazida pelo critério de essencialidade e relevância tomaram proporções que atingem gastos de diferentes naturezas dentro da instituição, pois afinal, o que são “essenciais” ou “relevantes”?

Uma das situações que ainda são questionadas e tidas como injustas pelos contribuintes diz respeito a não permissão por parte da RFB de aproveitamento de crédito sobre os valores gastos com...

Milton Cesar da Silva

Consultor de Tributos Indiretos

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade e é especializado em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e palestrante, atua como consultor de tributos indiretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.

Tags:

processo produtivo , permissibilidade , crédito , embalagens de transporte