Série Derivativos: Contratos de Opção - Saiba como contabilizar esse instrumento financeiro!


Série Derivativos: Contratos de Opção - Saiba como contabilizar esse instrumento financeiro!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

  1. Introdução

Seguindo nossa série sobre o tratamento contábil dos contratos de derivativos financeiros (você pode conferir nossos demais artigos onde tratamos de NDF e SWAP clicando nos links a seguir: NDF / SWAP), falaremos sobre os contratos de opção.

Contrato de opção é um derivativo financeiro onde as partes acordam o direito de comprar ou vender um ativo dado um período pré-estabelecido. Em todos os contratos de opção encontraremos duas partes:

  1. Lançador da opção: aquele assume a posição passiva do contrato e oferece o direito da compra ou venda ao titular.
  2. Titular da opção: a parte ativa do contrato, que mediante pagamento de prêmio possui o direito de comprar ou vender o ativo junto ao lançador.

Esses contratos, portanto, tem a função de proteger um preço futuro pré-estabelecido de um ativo subjacente tanto para a parte vendedora (lançador) quando para a parte compradora (titular).

Além disso, sempre que falarmos de contratos de opção poderemos ter duas situações: a) contratos de opção de compra (call) e; b) contratos de opção de venda (put).

Simplificando:

  1. Opção de compra (call) da? ao titular o direito de comprar o ativo subjacente do lançador até uma determinada data por um preço específico.
  2. Opção de venda (put) da? ao titular o direito de vender o ativo subjacente ao lançador até uma determinada data por um preço específico.

O preço do contrato é conhecido como preço strike ou preço de exercício.

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

putopções , contrato de opção , serie , derivativos