GOV.BR: Como acessar o Portal do e-CAC com o certificado digital e-CNPJ?


GOV.BR: Como acessar o Portal do e-CAC com o certificado digital e-CNPJ?

Renan Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

A Receita Federal tem investido constantemente em serviços virtuais e também nas plataformas que dão acesso à essas informações e serviços. Além do código de acesso, e a autenticação por certificação digital, agora é possível acessar o Portal do e-CAC através do login único GOV.BR.

Segundo a RFB, essa implantação é mais uma ação integrada realizada para ampliar o atendimento virtual da Receita Federal, com a expansão dos serviços digitais e o acesso desses serviços a um número cada vez maior de contribuintes.

Vale destacar que o acesso direto ao Portal do e-CAC através de certificado digital, ficará disponível somente até 31/08/2020, e este fato tem ocasionado diversas dúvidas nos profissionais que acessam diariamente a estes serviços, sobretudo como poderão acessar sem ser necessário divulgar o login e a senha do representante legal da empresa.

Nesse sentido, informamos que as autenticações ao portal GOV.BR se darão através do CPF na modalidade senha, ou seja, para o login da empresa (CNPJ), deverá acessar, necessariamente, através da opção certificado digital, conforme o passo-a-passo a seguir.

Para que seja possível acessar o e-CAC, através do e-CNPJ, faz-se necessário realizar inicialmente a vinculação do e-CNPJ ao login GOV.BR (CPF) do responsável legal da empresa, e depois a atribuição do Selo de Confiabilidade “Cadastro validado por certificado digital”.

(...)

Tags:

acessologin , e-cac , gov.br