Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Agenda Fiscal

Hoje é dia 07 de abril. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
20/03/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Restituição e compensação indeferidos por falta de retificação da DCTF, o que fazer?

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Um dos pedidos de restituição de créditos tributários mais comuns entre todas as pessoas jurídicas é o pedido de restituição de pagamento indevido ou a maior. Nesse pedido o contribuinte após verificar que houve pagamento de tributo em valor superior ao correto solicita a devolução destes valores junto a RFB ou mesmo procede a compensação direta daquilo que pagou indevidamente.

Tal processo é muito comum em empresas que procedem recalculo de tributos, especialmente do IRPJ e da CSLL. Por muitas vezes o fechamento da contabilidade, origem da apuração destes, é alterada e isso acarreta alteração nos valores a pagar para o fisco.

Contudo, um dos pontos mais importantes para comprovar o direito ao crédito é a retificação da DCTF. Após recalcular os impostos devidos e verificar que pagou valores a maior muitos contribuintes se esquecem que o ato formal (obrigação principal) que informa a RFB os valores devidos é a DCTF, esquecem de retificá-la apresentando o novo débito e ao proceder o cruzamento das obrigações a RFB entende que o valor devido é aquele incialmente pago, e não encontra nenhum pagamento feito em valor maior, indeferindo o pedido de restituição ou não homologando a compensação (DCOMP).

Diante desse cenário o fisco já orientou sobre como proceder no caso de indeferimento ou não homologação. O Parecer Normativa RFB/COSIT n° 2, de 2015, vem esclarecer os contribuintes que passam por essa situação.

 

Data: 20/03/2020 10:01

Última alteração: 20/03/2020 10:01

Willian R. Luvizetto
Consultor Senior

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em controladoria, contabilidade e auditoria, consultor contábil e tributário há mais de 8 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3025.4970
Siga-nos: