ICMS/PR - Hipóteses de ajuste a crédito e débitos a serem realizados na apuração do ICMS


ICMS/PR - Hipóteses de ajuste a crédito e débitos a serem realizados na apuração do ICMS

Daiane Souza

 

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

1. Introdução

2. Conceito

3. Formas de apuração

3.1. Apuração por período

3.2. Apuração centralizada

3.2.1. Opção

3.2.2. Transferência do saldo

4. EFD ICMS/IPI

4.1. Estrutura do código de ajuste

5. Ajuste a créditos

6. Ajuste a débito

7. Emissão de nota fiscal

 

1. Introdução

A circulação de mercadorias é sujeita à incidência do ICMS, o que implica que os contribuintes, em geral, devem efetuar a apuração e pagamento desse imposto mensalmente. No entanto, a legislação prevê benefícios fiscais nos quais o aproveitamento do crédito não ocorre por meio da escrituração do documento fiscal, tornando necessário realizar um ajuste na apuração do ICMS.

Isso também pode ocorrer com débitos, como é o caso do recolhimento do ICMS suspenso na importação de um ativo imobilizado por um estabelecimento industrial. Nesse caso, o imposto é pago em 48 parcelas, ou seja, é debitado mensalmente na apuração do ICMS por meio de ajuste.

Desde 2014, os contribuintes paranaenses estão obrigados a entregar a Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI. Portanto, quando necessário realizar ajustes na apuração do ICMS, consultamos a Tabela 5.1.1 - TABELA DE CÓDIGOS DE AJUSTES DA APURAÇÃO do Estado do PR para encontrar o código correspondente ao registro do valor.

Embora a entrega da EFD ICMS/IPI não seja recente, os ajustes a crédito ou a débitos frequentemente geram dúvidas quanto ao procedimento correto. Por essa razão, desenvolvemos este roteiro para facilitar o cumprimento dessa obrigação acessória.

 

Daiane Francielle Souza

Consultora de Tributos Indiretos

Daiane Francielle Souza é contadora e especialista em tributos indiretos, especialmente ICMS, ISSQN e IPI. Articulista e instrutora de cursos, atua como consultora na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, atendendo as maiores e melhores empresas do agro brasileiro.