Regulamento de IBS e da CBS


Regulamento de IBS e da CBS

Foi publicado, em 29 de abril de 2026, o Decreto nº 12.955, de 2026, que regulamenta a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), tributo de competência da União instituído pela Lei Complementar nº 214, de 2025, no contexto da reforma tributária sobre o consumo. Na mesma linha, foi publicada a Resolução CGIBS nº 6, de 2026, na página do Comitê Gestor do IBS, regulamentando o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Os referidos atos normativos estabelecem as regras aplicáveis à CBS e ao IBS, detalhando conceitos, hipóteses de incidência e diretrizes operacionais para sua aplicação.

Acesse o texto normativo na íntegra:

https://www.garciaemoreno.com.br/legislacao/26488/decreto_n__12.955,_de_29_de_abril_de_2026.html

https://www.garciaemoreno.com.br/legislacao/26491/resoluacao_cgibs_n__6,_de_30_de_abril_de_2026.html

Daiane Francielle Souza

Consultora de Tributos Indiretos

Daiane Francielle Souza é contadora e especialista em tributos indiretos, especialmente ICMS, ISSQN e IPI. Articulista e instrutora de cursos, atua como consultora na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, atendendo as maiores e melhores empresas do agro brasileiro.

Fonte:

Garcia & Moreno

Tags:

regulamentoIBS , CGIBS , cbs