Série fechamento de balanço: Demonstrações comparativas


Série fechamento de balanço: Demonstrações comparativas

Seguindo com nossa série de materiais acerca de temas relevantes que devem ser observados pelas corporações ao final de cada exercício social, especialmente para a correta elaboração, apresentação e divulgação de suas demonstrações contábeis, falaremos neste artigo acerca da obrigatoriedade legal de elaboração das demonstrações em forma comparativa.

Você pode conferir também os outros temas da série nos materiais abaixo:

Série fechamento de balanço: Evento subsequente

Série Fechamento de Balanço: Divulgação de Participações em Outras Entidades

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC nº 00 – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, a publicação de relatórios comparativos tem a finalidade de ajudar os usuários das demonstrações contábeis a identificarem e avaliarem mudanças e tendências na situação patrimonial de cada organização.

Todas as entidades devem obrigatoriamente proceder a construção de seus relatórios financeiros com base no princípio da continuidade, ou seja, isso quer dizer que a forma de mensurar e divulgar ativos e passivos sempre tem por premissa a longevidade de cada organização.

Com base nesse fundamento a comparação é uma análise técnica realizada com vistas a pensar no futuro da pessoa jurídica. Ao se analisar o passado e o presente é possível notar a tendencia que essa empresa seguirá em exercícios futuros, essa análise é imprescindível para fornecedores, instituições financeiras, investidores e para a própria Receita Federal do Brasil que consegue perceber o comportamento das receitas e lucros da organização e identificar possíveis fraudes com vistas a sonegação tributária.

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

demonstracoesdemonstrações comparativas , demonstrações contábeis