Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 22 de maio. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
24/02/2022 Federal Roteiro

Tamanho do texto:



ICMS/MT: Diferimento nas saídas internas com insumos agropecuários

Cida Azevedo

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

  1. Introdução

Sempre falamos que o ramo do agronegócio possui benefícios fisco tributários que condicionam uma melhor performance produtiva, minimizando os custos e melhorando a condição de comercialização. Estes benefícios alcançam tanto a esfera federal, com a redução de tributos como o PIS e a COFINS, quanto na esfera estadual, com a concessão, por exemplo de redução da base de cálculo na saída de produtos destinados ao fomento do setor.

Na esfera estadual, um dos mais conhecidos textos normativos que trata de benesses vinculadas ao setor do agro brasileiro está o convênio ICMS nº 100, de 1997. Esse convênio vem sofrendo, desde sua criação, várias alterações importantes, porém, a que recentemente provocou maior impacto nas operações de saídas de insumos foi a instituição do Convênio ICMS nº 26, de 2021.

Essa noticiada alteração não passou em branco. Nós da Garcia e moreno fizemos várias matérias importantíssimas sobre o tema, dentre elas, o título: ICMS/MT - Tributação nas operações com insumos agropecuários a partir de 2022. Fique atento!.

  1. Princípio da Não cumulatividade

O ICMS tem natureza não cumulativa, compensando-se o valor que for devido em cada operação ou prestação com o imposto anteriormente cobrado por este ou por outro Estado ou pelo Distrito Federal, relativamente à mercadoria entrada ou à prestação de serviço recebida.

Com a edição do Convênio ICMS nº 26, de 2021, o Estado do Mato Grosso, editou o Decreto nº...



Tags:
Diferimento , insumos agropecuários , Convênio 100 , renuncia de crédito , decreto 1.297

Data: 24/02/2022 10:42

Última alteração: 02/03/2022 17:55

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista, com experiência na área de tributos federais (PIS e COFINS, CIDE e ITR) e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área fiscal em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: