Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 16 de agosto. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
24/06/2022 Estadual-MT Artigo

Tamanho do texto:



ICMS/MT - Inconstitucionalidade da incidência do ICMS sobre operações com software.

Cida Silva Azevedo

Daiane Souza

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

1. Inconstitucionalidade a incidência do ICMS sobre software

A discussão sobre a incidência de ICMS ou ISSQN sobre software foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal e declarada como inconstitucional. Assim, a incidência do ICMS sobre as operações com programa de computador software, ainda que realizadas por transferência eletrônica de dados, prevista no inciso VI do § 1° do artigo 2º do RICMS/MT, é inconstitucional.

Na decisão da Suprema Corte foi posto em pauta que a tradicional divisão entre software de prateleira (padronizado) e por encomenda (personalizado) não é mais suficiente para a definição da competência para tributação dos negócios jurídicos que envolvam programas de computador em suas diversas modalidades.

Ainda foi ressaltado pelo STF: “que software é produto do engenho humano, é criação intelectual. Ou seja, é imprescindível a existência de esforço humano direcionado para a construção de um programa de computador (obrigação de fazer), não podendo isso ser desconsiderado quando se trata de qualquer tipo de software. A obrigação de fazer também se encontra presente nos demais serviços prestados ao usuário, como, v.g., o help desk e a disponibilização de manuais, atualizações e outras funcionalidades previstas no contrato de licenciamento.”

Com base na decisão do STF o fisco mato-grossense trouxe através da solução de consulta nº 005/2022 - CDCR/SUCOR para conhecimento dos contribuintes a inconstitucionalidade da incidência do ICMS sobre as operações com programa de computador software como podemos ver na integra da consulta.



Tags:
incidência , operação , software

Data: 24/06/2022 17:05

Última alteração: 24/06/2022 17:05

Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: