Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

 

 

Estados

Hoje é dia 20 de outubro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
01/10/2021 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Drawback: STJ afasta multa moratória de inadimplemento da exportação

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Empresarial

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

Constantemente as empresas buscam esclarecer questões tributárias e aplicação das disposições legais sobre suas operações, tanto no que tange a benefícios quanto a correta interpretação da tão nebulosa legislação nacional. Isso é fato incontestável no cenário tributário.

Algumas situações especiais, como no drawback suspensão, a legislação exige que as obrigações específicas da operação ocorram em um prazo determinado e prefixado pela legislação. Tanto é verdade que na operação mencionada o contribuinte deverá empregar o bem adquirido com suspensão de exigibilidade dos tributos em algum produto a ser exportado e ainda cumprir com essa exportação em prazo não superior a 1 (um) ano, isso, como regra geral.

Logo, sabemos que o não cumprimento das limitações poderão e irão gerar sanções administrativas por parte do ente fiscalizatório. Essas sanções normalmente podem ser vislumbradas como sendo o desenquadramento de um regime, bem como a incidência de juros e multas de mora e de ofício.

Por falar em multas, e por falar em drawback, temos uma importante notícia a tratar nesse material. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) em manifestação publicada em...



Tags:
drawback , suspensão , inadimplemento de exportação , multa moratória ,

Data: 01/10/2021 15:18

Última alteração: 01/10/2021 15:18

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de tributos federais  com ênfase em PIS e COFINS em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 2
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: