Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Agenda Fiscal

Hoje é dia 23 de fevereiro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
12/02/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



IRPF: Tratamento dos investimentos da atividade rural - Dedução do resultado

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Com a proximidade da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas – DIRPF 2020, os produtores rurais têm que estar atentos a documentação e as informações pertinentes ao fluxo financeiro da sua atividade para que a declaração seja elaborada corretamente e a base de cálculo do tributo esteja em conformidade com a legislação.

Lembremos que aqueles produtores que não optam pela apuração presumida de 20% sobre a receita bruta, devem escriturar no livro caixa ou LCDPR e na DIRPF toda a movimentação financeira de receitas, despesas e investimentos da atividade rural.

O regime aplicado ao resultado da atividade rural das pessoas físicas é o regime de caixa, porém, para os investimentos existem algumas regras especificas que não seguem exatamente esse padrão, a falta de observação delas pode acabar por aumentar ou reduzir a base de cálculo do imposto de renda indevidamente.

Neste artigo detalhamos o tratamento que deve ser aplicado aos valores dispendidos pelo produtor como investimento na aquisição de bens para utilização na atividade rural. De antemão destaca-se que a dedução no resultado vai depender da modalidade de compra efetuada.

Primeiro lembremos o que são considerados investimentos da atividade rural (§2° do art. 55 do RIR/18):

 
 

Data: 12/02/2020 09:36

Última alteração: 12/02/2020 17:07

Willian R. Luvizetto
Consultor Senior

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em controladoria, contabilidade e auditoria, consultor contábil e tributário há mais de 8 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3025.4970
Siga-nos: