Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Agenda Fiscal

Hoje é dia 22 de setembro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
05/09/2019 Federal Artigo

Tamanho do texto:



CARF: aplicações financeiras de cooperativas de crédito constituem ato cooperativo!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Na data de ontem, dia 05 de setembro de 2019, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF aprovou 33 novas súmulas jurisprudenciais com temas diversos acerca de discussões importantes aos contribuintes brasileiros.

No que tange ao cooperativismo uma antiga luta que existia nas cooperativas de crédito foi vencida. A definição do resultado de aplicações financeiras como ato cooperativo, sem incidência do IRPJ e isento da CSLL.

Mesmo com decisões do STJ no sentido favorável às cooperativas, o fisco ainda procedia contrariamente em fiscalizações, considerando tais valores como atos não cooperativos. Esse procedimento levava os contribuintes a desgastantes e onerosas disputas administrativas e judiciais, que tendem a não ocorrer mais em virtude da nova súmula 141 do Conselho.

Data: 05/09/2019 13:46

Última alteração: 05/09/2019 13:48

Willian R. Luvizetto
Consultor Senior

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em controladoria, contabilidade e auditoria, consultor contábil e tributário há mais de 8 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3025.4970
Siga-nos: