As demonstrações financeiras representam uma ferramenta essencial para avaliar a saúde financeira e o desempenho de uma empresa. Elas oferecem uma visão abrangente das atividades econômicas e operacionais, sendo fundamentais para a tomada de decisão de investidores, credores, gestores e demais stakeholders.
Diante da crescente integração dos mercados e da necessidade de informações contábeis cada vez mais transparentes e comparáveis, as normas contábeis evoluem constantemente. No Brasil, esse movimento ganha ainda mais relevância no contexto da reforma tributária em andamento, que busca, entre outros objetivos, alinhar práticas fiscais e contábeis ao padrão internacional.
As demonstrações financeiras são compostas por documentos como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado (DRE), a demonstração dos fluxos de caixa e das mutações do patrimônio líquido, cada uma dessas peças revela uma perspectiva específica sobre a posição financeira de uma entidade, e para 2027, passará por uma grande mudança com a implementação da IFRS 18 – Apresentação e Divulgação de Demonstrações Financeiras. (...)
Renan Silva é contador pós-graduado em Gestão Financeira e Contábil, com MBA em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Articulista e instrutor de cursos, atende como consultor contábil e de tributos diretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio.