Projeto da Metamat utiliza rejeitos de mineração como insumos para fortalecer a agricultura em MT


Projeto da Metamat utiliza rejeitos de mineração como insumos para fortalecer a agricultura em MT

Os remineralizadores são ricos em nutrientes como potássio, fosfato, cálcio e magnésio, que beneficiam tanto o solo quanto o desenvolvimento das plantas

Em uma iniciativa inovadora para promover o uso sustentável de rejeitos minerais e fortalecer a agricultura, a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) iniciou o Projeto Remim (Remineralizadores de Solo de Mato Grosso).

O projeto piloto foi implementado em três regiões do estado: Guarantã do Norte, Tangará da Serra e Rondonópolis. Cada uma dessas áreas recebe um trabalho específico, adequado à vocação agrícola local e focado no aproveitamento de rejeitos da mineração.

Em Guarantã do Norte, a Metamat estabeleceu parceria com um produtor local que disponibilizou 10 hectares para os primeiros experimentos com remineralizadores, e o projeto conta também com o apoio técnico do Sindicato Rural de Matupá, que auxiliará na adaptação das práticas para culturas como uva, melão e melancia, voltadas à agricultura familiar.

Fonte:

SEDEC/MT

Tags:

rejeitosmetamat , projeto , insumos , fortalece