Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 22 de maio. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
21/01/2022 Estadual-PR Roteiro

Tamanho do texto:



ICMS/PR - COBRANÇA DO FUNDO DE RECUPERAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO FISCAL DO PARANÁ NA FRUIÇÃO DE CRÉDITO PRESUMIDO.

Daiane Souza

Cida Silva Azevedo

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

1. Introdução

2. FUNREP

2.1. Forma de cálculo e recolhimento

2.2 Vigência

2.3. Penalidades

3. Benefícios fiscais

 

1. Introdução

Recentemente tivemos a publicação do Decreto nº 9.810, de 14 de dezembro de 2021, regulamentando a cobrança do fundorealizado a título de contrapartida de incentivo ou benefício fiscal no Estado do Paraná. Tal cobrança encontra-se amparada no Convênio ICMS nº 42, de 2016, na qual os Estados e o Distrito Federal ficaram autorizados a condicionar o depósito em fundo, relativamente a fruição de incentivos e benefícios fiscais, financeiro-fiscais ou financeiros, inclusive os decorrentes de regimes especiais de apuração, que resultem em redução do valor ICMS a ser pago.

Nesse sentido, o fisco paranaense criou o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná – FUNREP, com a publicação da Lei Complementar nº 231, de 2020. O FUNREP tem por objetivo a promoção do planejamento de longo prazo, de política financeira preventiva e de fomento ao equilíbrio fiscal, consistindo em ferramenta que assegure ao poder público maior capacidade, independência e flexibilidade de resposta diante de situações críticas.

A Administração Pública, entende que a criação do FUNREP faz-se necessário para que esteja preparada para absorver o impacto de situações excepcionais na economia nacional, regional e local, como é o caso da crise fiscal gerada pela pandemia da COVID-19, bem como sua decretação como calamidade pública.

Essa cobrança é nova no Estado do Paraná. Em alguns Estados como MT e GO, já existe a cobrança de contribuições e fundos em razão da fruição de benefícios ou incentivos fiscais. Agora chegou a vez do Estado do Paraná inovar nessa cobrança, e sobre isso trataremos nesse material.



Tags:
fundo , crédito presumido , benefício , incentivo , FUNREP

Data: 21/01/2022 16:19

Última alteração: 24/01/2022 13:50

Cida Silva Azevedo
Consultora Senior - ICMS/IPI/ISSQN

Aparecida da Silva Azevedo, advogada especializada em direito tributário, com larga experiência em consultoria de tributos diretos e indiretos, especialmente ICMS. Palestrante e instrutora de cursos e treinamentos, já atuou nas maiores empresas de consultoria no país e atualmente é redatora chefe de ICMS na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: