Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

 

 

Estados

Hoje é dia 24 de fevereiro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
03/02/2021 Federal Roteiro

Tamanho do texto:



Retificação de GPS - RetGPS: Como deve ser feito a retificação de pagamento de Guia da Previdência Social

Renan Silva

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Efetuar recolhimento de guias e DARFs é rotina comum no cotidiano de empresas brasileiras, diante disso, inevitavelmente poderão ocorrer erros nestes recolhimentos. Nestes casos, a Receita Federal admite a correção da guia de pagamento com incorreções relacionadas a data de vencimento, competência, identificação do contribuinte, código de recolhimento.

Neste artigo, abordaremos acerca da retificação de pagamento de Guia da Previdência Social (GPS), que com o advento da DCTFWeb, tem sido cada vez menos utilizada. Porém, ainda há algumas situações em que não foram substituídas, como por exemplo o recolhimento exclusivo ao SENAR.

De acordo com a IN RFB nº 1.265, de 2012, a retificação da Guia da Previdência Social (GPS) aplica-se na hipótese de erro cometido pelo contribuinte no preenchimento da GPS. Para isso, o contribuinte deverá formalizar sua solicitação por meio do formulário Pedido de Retificação de GPS (RetGPS), constante no Anexo Únicoda IN RFB nº 1.265, de 2012.

Nota: Apesar de o requerimento ser feito por meio de formulário, a apresentação do mesmo é via internet, através do portal e-Cac, na opção e-Processo. Portanto, não é mais necessário a protocolização em papel junto à uma Agência da Receita Federal do Brasil.

(...)



Tags:
retificacao de GPS , previdenciário , e-processo , e-Cac

Data: 03/02/2021 11:14

Última alteração: 03/02/2021 11:18

.

GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: