Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 16 de agosto. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
03/08/2022 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Depreciação acelerada incentivada dos gastos com lavoura em formação

Renan Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

Diferentemente do que ocorre com outras atividades, a exploração da atividade rural possui benefícios tributários relevantes, como por exemplo a possibilidade de compensação integral de prejuízos fiscais decorrentes dessa atividade, e também, a depreciação acelerada incentivada dos bens adquiridos para o ativo imobilizado.

Acerca da depreciação acelerada incentivada, o Regulamento do Imposto de Renda é tácito ao afirmar que apenas os bens, ativos imobilizados, exceto a terra nua, adquiridos para utilização na atividade rural da pessoa jurídica, fazem jus a depreciação acelerada incentivada, ou seja, podem ser depreciados fiscalmente no próprio ano de aquisição.

Em fevereiro de 2022, tivemos uma novidade sobre o assunto. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), reconheceu o direito de contribuintes deduzirem do IRPJ e da CSLL os gastos incorridos na formação de ativos biológicos. Nesta decisão, o CARF entendeu que o benefício fiscal da depreciação acelerada se aplica a todos os ativos do produtor rural, inclusive nos custos incorridos com a formação da lavoura.

O entendimento do CARF consta no Acórdão nº 9101-005.919 – CSRF / 1ª Turma, entretanto, por se tratar de uma decisão no âmbito administrativo, o mesmo aplica-se exclusivamente à pessoa jurídica autora do processo, isto é, não possui efeito vinculante, mas sim, abre um precedente, que é uma decisão tomada de um caso concreto e que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares.

ENTENDIMENTO DO CARF (...)



Tags:
Depreciação acelerada incentivada , CARF , ativo biologico , lavoura em formação

Data: 03/08/2022 08:18

Última alteração: 03/08/2022 09:37

Renan Vinicius Lopes Silva
Consultor

Renan Silva é contador atuante na área contábil há 12 anos, com Pós-Graduação em Gestão Financeira e Contábil pela Unespar, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista e consultor contábil e tributário na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, atendendo empresas de grande porte do agronegócio brasileiro.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: