PIS/COFINS: RFB atualiza tabela da EFD-Contribuições para créditos presumidos sobre óleo diesel


PIS/COFINS: RFB atualiza tabela da EFD-Contribuições para créditos presumidos sobre óleo diesel

Paulo Lima

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

O ano de 2022 vem atingindo marcas inflacionarias históricas não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Não são poucos os fatores que contribuem para isso, a final, o mercado mundial atravessa grande recessão devido a pandemia do Covid-19 e que se agravou com a guerra entre os países europeus Rússia e Ucrânia, que vem afetando drasticamente os mercados de comodities como o petróleo e os fertilizantes.

Neste ínterim, os combustíveis vêm sofrendo com a instabilidade do mercado e o preço internacional do barril de petróleo tem disparado causando aumento substancial dos preços nas bombas, impactando diretamente no custo de produção de bens e serviços. Como não poderia ser diferente, o agronegócio é um dos setores produtivos que vem sofrendo com as altas do óleo diesel que é um dos principais insumos para desenvolvimento da atividade.

Os parlamentares, atraído pela necessidade de incentivar os combustíveis para no mínimo manter a máquina produtiva brasileira no mesmo ritmo, no dia 11 de março de 2022, publicou a...

 

Paulo Cesar Piorneda Lima

Consultor de Tributos Indiretos

Paulo Cesar Piorneda Lima é contador e atua como consultor de tributos indiretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, onde atende temas relacionados às Contribuições para o PIS e a COFINS em grandes corporações do agronegócio brasileiro.

Tags:

presumido , crédito , diesel , combustíveis