PIS/COFINS: Novas Regras de Tributação para Álcool, Gasolina e Óleo Diesel


PIS/COFINS: Novas Regras de Tributação para Álcool, Gasolina e Óleo Diesel

Gabriel S. Quiuli

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

Foi publicada no Diário Oficial da União, em sua edição extra do dia 23/06/2022, a Lei Complementar n° 194, de 2022, trazendo novas regras de tributação para o ICMS, CIDE, bem como para as Contribuições para o PIS e para a COFINS sobre operações que envolvam biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo, derivado de petróleo e de gás natural, gasolina, exceto de aviação, álcool, inclusive para fins carburantes, e gás natural veicular.

No que diz respeito as Contribuições para o PIS e para a COFINS a nova norma trouxe regras para a tributação do álcool, inclusive para fins carburante e alteração no texto da Lei Complementar n° 192, de 2022, com novidade para a gasolina, exceto de aviação, e para o óleo diesel.

Álcool, inclusive para fins carburantes.

Nos termos do art. 13° da Lei Complementar n° 194, de 2022, as alíquotas das Contribuições para o PIS e para a COFINS ficam...

Gabriel Serafim Quiuli

Consultor de Tributos Indiretos

Gabriel Serafim Quiuli é contador especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Atua há 10 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, onde é consultor de tributos federais e especialista nas Contribuições para o PIS e a COFINS em instituições do agronegócio.

Tags:

gasolinaetanol , álcool , óleo diesel , combustíveis