Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 22 de maio. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
06/05/2022 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Subvenções para investimentos: Pagar Juros sobre Capital Próprio caracteriza distribuição disfarçada de dividendos?

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

A discussão sobre subvenções para investimento é a grande pauta de 2022. Várias decisões estão sendo expedidas a fim de dirimir dúvidas dos contribuintes sobre a aplicação deste benefício tributário. Lembramos, as subvenções para investimento são benefícios fiscais ou econômicos fiscais concedidos pela União, Estados ou Municípios em que, especialmente nos últimos meses, têm apresentados dúvidas acaloradas no tocante aos benefícios fiscais de ICMS.

A Garcia & Moreno realizou na última semana um Webin@gro sobre o assunto, abordando o tratamento dos créditos presumidos de ICMS para o IRPJ, a CSLL, o PIS e a COFINS, além disso, temos alguns materiais sobre a matéria em lide que indicamos a leitura de nossos clientes, dada a relevância da discussão:

STJ DECIDIU: ISENÇÕES DE ICMS NÃO CONFIGURAM EXCLUSÃO NO LUCRO REAL COMO SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTO

BENEFÍCIOS FISCAIS DO ICMS: RECEITA FEDERAL REVISITA O CONCEITO E OS REQUISITOS DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTO, FIQUE ATENTO!!

Superada a introdução, o assunto agora está vinculado ao Juros Sobre Capital Próprio.

Determinado contribuinte veio a questionar a RFB pois possui reservas de incentivos fiscais que não foram integralmente constituídas pelo valor total excluído no LALUR e no LACS a título de subvenção para investimento, isso ocorreu porque os resultados verificados no período não eram suficientes, ou seja, o lucro do ano corrente era inferior ao valor contabilizado de subvenção para investimento.

Importa recordar que segundo o art. 30 da Lei n° 12.973, de 2014, para não serem tributadas as subvenções para investimentos precisam obrigatoriamente ser destinadas à “Reserva de Incentivos Fiscais”:



Tags:
subvenção para investimento , juros sobre capital próprio , tributação , distribuição de lucros

Data: 06/05/2022 11:17

Última alteração: 06/05/2022 11:17

Willian R. Luvizetto
Sócio Consultor

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em direito tributário, especialização em controladoria, contabilidade e auditoria, articulista, sócio e consultor contábil e tributário na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro há mais de 10 anos.  
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: