Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 16 de agosto. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
12/01/2022 Federal Artigo

Tamanho do texto:



PGFN institui REFIS para empresas do Simples Nacional

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

Sumário

1. Introdução

2. Débitos Passíveis de Parcelamento

3. Capacidade de Pagamento

4. Condições de Parcelamento

5. Procedimento para Adesão.

6. Compromissos Assumidos

7. Rescisão do Parcelamento

 

  1. Introdução

Desde a promulgação da Lei Ordinária n° 13.988, de 2020, que ficou permitido à PGFN propor aos contribuintes com autonomia uma medida de transação de cobrança de tributos inscritos em dívida ativa com a União.

Na prática, isso significa que ficou permitido à Procuradoria instituir programas de quitação de débitos de forma individual (personalizado a um contribuinte) ou por adesão (aplicado a todos), sendo uma das formas mais comuns de negociação os populares “REFIS”.

Nessa terça-feira, em edição extra do Diário Oficial da União a PGFN utilizou de suas prerrogativas e instituiu um novo programa de parcelamento, porém, este específico às empresas tributadas pelo regime do Simples Nacional.

O Programa de Regularização Fiscal tem o objetivo de auxiliar as empresas na superação da situação de crise econômica causada pela pandemia derivada do COVID-19, além de estimular o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas.

  1. Débitos Passíveis de Parcelamento

São passíveis de transação os débitos do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelos Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), inscritos em dívida ativa da União até 31 de janeiro de 2022, administrados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, mesmo em fase de execução ajuizada ou objeto de parcelamento anterior rescindido, com exigibilidade suspensa ou não.



Tags:
REFIS , PGFN , parcelamento especial

Data: 12/01/2022 09:32

Última alteração: 12/01/2022 09:32

Willian R. Luvizetto
Sócio Consultor

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em direito tributário, especialização em controladoria, contabilidade e auditoria, articulista, sócio e consultor contábil e tributário na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro há mais de 10 anos.  
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: