Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 16 de agosto. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
20/12/2021 Estadual-PR Artigo

Tamanho do texto:



ICMS/PR: GM, como apropriar crédito na atividade de transporte?

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

1. Introdução

O título já diz muito sobre a dúvida que o contribuinte tem em relação ao tema. De fato, no Estado do Paraná, muitos são os contribuintes que se encontram nesse paradigma que é a apropriação de créditos para aquelas empresas que atuam no ramo de transporte como prestadoras.

As questões vão desde conhecer quais são os produtos adquiridos que podem compor a base de cálculo para fins de apropriação do crédito na atividade, quanto na forma correta de apuração. Olhando friamente para os preceitos constitucionais da não cumulatividade a forma de apropriação parece óbvia, mas não é bem assim que a banda toca.

Iniciando o debate temos de forma incontestável a possibilidade de apropriação de créditos dos insumos utilizados no processo de prestação de serviço de transporte exarada na própria legislação estadual que rege a matéria.

Não obstante, os contribuintes que seguem o modelo normal de apuração têm uma dúvida que vai além dos produtos que são geradores. Isso porque o ramo tem uma particularidade, que são a forma de tributação dos produtos adquiridos. Um dos principais insumos da atividade é o combustível e este tem sua incidência do ICMS na modalidade de Substituição Tributária – ST.

A questão que surge frente a isso é a seguinte: O FATO DOS VALORES DO ICMS NÃO SEREM DESTACADOS EM CAMPO PRÓPRIO DO DOCUMENTO FISCAL ELIMINA O DIREITO DE APROPRIAÇÃO DOS CRÉDITOS PELO ADQUIRENTE?

A resposta é...



Tags:
transporte , crédito sobre transporte , insumos , ICMS ST , crédito presumido

Data: 20/12/2021 09:39

Última alteração: 20/12/2021 10:37

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista, com experiência na área de tributos federais (PIS e COFINS, CIDE e ITR) e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área fiscal em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 3
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: