Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

 

 

Estados

Hoje é dia 08 de dezembro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
29/10/2021 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Sua corporação importa serviço? Pode haver a cobrança da CIDE. Entenda!

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Inscreva-se no nosso canal Tributo do Agro no Youtube

 

Nunca houve tanta interação internacional em relação a contratação de serviços como se tem atualmente. Isso é fato presente nas grandes instituições e uma tendência que cada vez mais se alastra dentro do cenário operacional, seja através da contratação de serviço técnico, administrativo ou semelhantes a estes.

O que não pode deixar de ser observado é a existência de incidência de tributos nessas operações. Muitas vezes, a falta de clareza que vimos a tempos anunciando na legislação tributária brasileira acaba por provocar a dubiedade de entendimento e levando o contribuinte a muitas vezes não cumprir com as obrigações principais, ou seja, recolher o tributo aos cofres públicos.

Um dos tributos existentes na operação internacional de contratação de serviços é a Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, denominada CIDE.

A CIDE foi instituída originalmente para financiar o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação e muitas das situações incidentes do tributo vêm essa vinculação da transferência de conhecimentos tecnológicos. Com o advento da Lei nº 10.332, de 2001, outros serviços passaram a compor o campo de incidência da contribuição, mesmo não havendo a transferência da tecnologia.

Para se compreender um pouco mais sobre a incidência dessa importante contribuição cobrada sobre os valores remunerados pela contratação de serviços do exterior, dispomos a seguir de uma alargada fundamentação interposta, inclusive, pelo fisco federal responsável pela cobrança e fiscalização do tributo.

Campo de incidência da CIDE

A Solução de Consulta Cosit nº 276, de 2019, traz em seu bojo a indicação de que a redução da alíquota do IRRF sobre as importâncias pagas, creditadas, entregues, empregadas ou remetidas ao exterior a título de...



Tags:
CIDE , remessa , pagamento com conta no exterior , transferência de tecnologia , serviços técnicos

Data: 29/10/2021 16:34

Última alteração: 29/10/2021 16:34

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de tributos federais  com ênfase em PIS e COFINS em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 1
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: