Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

 

 

Estados

Hoje é dia 20 de outubro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
30/09/2021 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Medida Provisória zera PIS e a COFINS sobre a importação de milho.

Gabriel S. Quiuli

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

Conheça nosso canal Tributo do Agro no YouTube

 

O milho é o segundo grão mais produzido no Brasil, ficando atrás apenas da soja. Na última década a produção do milho mais do que dobrou em nosso País e o volume de exportação deste grão seguiu a mesma proporção do aumento da sua produção. O milho é o cereal com maior diversificação na sua utilização, sendo as principais destinações a ração animal, alimentação humana, combustíveis, bebidas, cosméticos, entre outras.

Na última safra (segunda safra de 2021), houve uma considerável quebra na produção de milho a nível Brasil, isso devido uma combinação de imprevistos, entre eles os ataques de pragas, estiagens e geadas intensas. Conforme informações do Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, sendo esta a região do Brasil mais afetada, a produção do milho no Estado teve uma quebra de aproximadamente 60% sobre a estimativa inicial de produção.

Com as exportações em alta e a queda na produção do cereal os estoques de milho a nível nacional chegaram ao ponto de acender as luzes vermelhas, e o pouco que resta absorveu um alto valor agregado. A maior preocupação no momento está relacionada ao setor de produção de proteínas animais, principalmente aves e suínos, que tem como lastro estrutural a oferta do milho como principal insumo na alimentação de seus animais.

Neste interim, o Governo Federal...



Tags:
milho , importação , PIS-Importação , COFINS-Importação

Data: 30/09/2021 16:05

Última alteração: 30/09/2021 16:40

Gabriel Serafim Quiuli
Consultor

Gabriel Serafim Quiuli, é contador especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, consultor de tributos federais com ênfase nas Contribuições para o PIS e a COFINS, há mais de 6 anos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio.
Termos de uso:

Ver Política de Privacidade.
aceito
Banner de rodapé 2
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: