CBios: Contabilização dos ativos gera debate, entenda qual a pratica mais utilizada!


CBios: Contabilização dos ativos gera debate, entenda qual a pratica mais utilizada!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

CBios são créditos gerados pelos emissores primários, produtores ou importadores de biocombustíveis. Dentro da cadeia produtiva a legislação determina a aquisição obrigatória destes créditos pelos distribuidores, para que possam cumprir metas anuais de descarbonização através da sua aquisição.

Acerca do que são estes ativos e qual a sua regulamentação indicamos leitura do nosso artigo: CBIOS: Os ativos gerados por produtores de biocombustíveis estão conquistando mercado.

O ponto que buscamos tratar neste material reside no fato de não termos na legislação contábil um tratamento específico previsto às empresas geradoras do CBios, logo, não há claramente qual o tratamento para reconhecimento inicial, mensuração e divulgação destes bens nas demonstrações financeiras das organizações, contudo, com o aquecimento deste mercado os debates têm ganhado força no meio dos profissionais.

Teceremos abaixo nosso entendimento tendo em vista a legislação vigente no contexto atual sobre a melhor forma de contabilização destes ativos.

1. Classificação contábil

(...)

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

mensuração cbiosreconhecimento contábil cbios , contabilização , Cbios