Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

 

 

Estados

Hoje é dia 24 de julho. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
09/04/2021 Contabil Artigo

Tamanho do texto:



Previsão de gastos futuros com desmontagem e remoção de imobilizado pode compor o seu custo, entenda!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Os ativos imobilizados sofreram uma profunda modificação de tratamento a partir da implementação das normas internacionais de contabilidade no Brasil, representadas pela sigla IFRS. Através do Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado, grandes paradigmas históricos foram quebrados e isso exigiu o empreendimento de esforço por parte dos profissionais de contabilidade para convencimento de seus gestores das novas tratativas.

Vale lembrar que conceitos como vida útil estimada, determinada por técnicos conhecedores do tempo de duração operacional dos bens, foi uma das questões amplamente discutidas para que os gestores entendessem que a tabela prática da RFB causava distorções em seu resultado, especialmente no custo dos produtos, visto que aquele valor contabilizado como desgaste do bem era muito maior que o real.

Além destes termos, diretrizes de valor residual, valor presente, custo atribuído, entre outras disposições que até então eram novidades aos praticantes da ciência contábil foram introduzidas pelo referido Pronunciamento.

Hoje, 11 anos após o início de sua vigência, alguns conceitos menos comuns ainda são pouco aplicados pelos gestores de ativos imobilizados e será sobre um destes conceitos que falaremos nesse material. OS CUSTOS ESTIMADOS DE DEMONSTAGEM E REMOÇÃO.



Tags:
gastos com desmontagem imobilizado - provisão gastos com desmontagem

Data: 09/04/2021 10:13

Última alteração: 12/04/2021 09:25

Willian R. Luvizetto
Sócio Consultor

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em direito tributário, especialização em controladoria, contabilidade e auditoria, sócio e consultor contábil e tributário na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro há mais de 9 anos.  
GARCIA & MORENO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA
CNPJ: 05.162.668/0001-59
Fale Conosco: 44 3033-9500
Siga-nos: