PIS/COFINS: Créditos sobre gastos com energia


PIS/COFINS: Créditos sobre gastos com energia

Paulo Lima

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Como é de amplo conhecimento dos envolvidos no ambiente de negócios brasileiro, a legislação tributária nacional é cheia de labirintos obscuros, leis e regulamentações esparsas e conflitantes e quando o assunto é PIS e COFINS fica ainda mais confuso.

Os usuários que atuam diretamente ou até mesmo indiretamente no dia a dia das diversas operações se deparam com dificuldades para interpretar as legislações que regem as Contribuições e, neste sentido, é normal surgir dúvidas e inseguranças quanto a correta aplicação das normas bem como decifrar a real intenção do legislador no ato de instituir uma nova regra legal.

Neste contexto, o presente artigo irá abordar a hipótese de aproveitamento de créditos básicos das Contribuições para o PIS e para a COFINS no regime não cumulativo sobre os dispêndios com energia...

Paulo Cesar Piorneda Lima

Consultor de Tributos Indiretos

Paulo Cesar Piorneda Lima é contador e atua como consultor de tributos indiretos na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, onde atende temas relacionados às Contribuições para o PIS e a COFINS em grandes corporações do agronegócio brasileiro.

Tags:

energiacréditos , não cumulatividade , COFINS , PIS