Demonstrações Combinadas: Saiba quando elas são aplicáveis e a diferença para demonstrações consolidadas!


Demonstrações Combinadas: Saiba quando elas são aplicáveis e a diferença para demonstrações consolidadas!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

  1. Introdução

Demonstrações contábeis combinadas representam um único conjunto de demonstrações contábeis de entidades que estão sob controle comum semelhante ao que ocorre nas demonstrações contábeis consolidadas, porém, sem a figura de uma pessoa jurídica “controladora”.

Desta forma, as demonstrações combinadas são um instrumento de informações pertencentes sempre a um grupo econômico, reunindo informações sobre o conjunto de pessoas jurídicas ligadas. Por eliminação, empresas independentes que não pertencem a grupos econômicos, ou seja, que não possuem vínculos de controle com outras organizações ligadas não estão sujeitas a elaboração de demonstrações combinadas.

(...)

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

obrigatoriedadecombinadas , cpc , demonstracoes combinadas