Pontos de atenção no momento de distribuir lucros e dividendos!


Pontos de atenção no momento de distribuir lucros e dividendos!

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

SUMÁRIO

1. É possível distribuir lucros com a empresa apurando prejuízo contábil? 

2. É possível distribuir lucros desproporcionais as cotas do sócio no capital?

2.1. Sociedades limitadas

2.2. Sociedades anônimas

3. É possível distribuir lucros antes do fechamento do ano calendário?

4. Conclusão

 

Com o encerramento do exercício de 2020 se aproximando as sociedades empresárias começam a se preparar para fechar suas demonstrações financeiras, elaborar relatórios de prestação de contas a sócios e acionistas, além de mensurar seu desempenho diante de um ano tão atípico e que trouxe muitos desafios que, até então, eram desconhecidos do mercado econômico.

Nesse período, uma das questões que chama a atenção é a distribuição de lucros e dividendos das organizações. Nos deparamos diariamente com algumas dúvidas que os contadores possuem sobre a forma correta de remunerar os sócios e acionistas para que não se verifique problema na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda – DIRPF.

Diante deste cenário, buscamos neste material apresentar esclarecimentos sobre pontos importantes que devem ser observados acerca dos lucros e dividendos e sobre a correta forma de distribuí-los, tendo por base os questionamentos mais pertinentes que recebemos.

  1. É possível distribuir lucros com a empresa apurando prejuízo contábil?

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

intermediáriosprejuízo contábil , desproporcional , dividendos , lucros