Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 15 de janeiro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
24/11/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Lucro real anual ou trimestral - Qual optar?

Willian Luvizetto

Renan Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Com a aproximação do final do ano calendário começam as etapas de planejamentos tributários nos contribuintes pessoas jurídicas. Em especial nesta época a discussão ocorre sob qual regime optar para o ano calendário seguinte. Contudo, alguns contribuintes não possuem a alternativa de regime tributário, seja pelo nível do seu faturamento, seja pela atividade desenvolvida, muitos se veem obrigados a aferir seus tributos federais pelo regime do Lucro Real.

Se engana, porém, aqueles que acreditam que não possuírem alternativas tributárias mesmo sendo obrigado ao Lucro Real. Uma das estratégias a ser verificada no início do ano calendário é o regime de tributação das variações cambiais, visto que na DCTF de janeiro deve ser indicado o regime destes resultados, se caixa ou competência.

Nesta seara cabe ressaltar que considerar as variações segundo o regime de competência, quando se espera “perdas” cambiais no ano calendário seguinte é um caminho que pode significar uma relevante redução na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, do contrário, quando a expectativa é de ganhos cambiais o regime de caixa se torna mais atraente, especialmente pela tributação do PIS e COFINS sobre as variações positivas.

Entretanto, além destas indagações, uma pergunta importante que poderia ser feita e acaba sendo abandonada em virtude da “habitualidade” dos departamentos tributários é: Qual é o melhor período para apurar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, trimestral ou anual?

(...)



Tags:
IRPJ , período de apuração , trimestral , anual , estimativas

Data: 24/11/2020 13:45

Última alteração: 24/11/2020 13:47

Willian R. Luvizetto
Sócio Consultor

Willian R. Luvizetto, é contador com MBA em direito tributário, especialização em controladoria, contabilidade e auditoria, sócio e consultor contábil e tributário na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária, onde atende empresas de grande porte do agronegócio brasileiro há mais de 9 anos.  
Fale Conosco: 44 3031.6470
Siga-nos: