Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 15 de janeiro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
20/11/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



PIS/COFINS: Tributação sobre a comercialização de cana-de-açúcar

Paulo Lima

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Introdução

A produção de cana-de-açúcar no Brasil além de contribuir consideravelmente para o PIB, reflete também em questões ambientais. Sendo ela, a principal matéria prima para a fabricação de dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar parte indispensável da alimentação humana e o etanol, o combustível renovável utilizado para o abastecimento de veículos automotores.

A cana-de-açúcar produzida desde a época da colonização se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos no Brasil, tornando-se líder na produção de açúcar além de ser o maior exportador de etanol do planeta. A recente busca por combustíveis renováveis que substituam o petróleo e não sejam tão agressivos ao meio ambiente faz da cana-de-açúcar um produto de importância global na procura por um desenvolvimento mais sustentável.

Neste contexto, no presente artigo iremos abordar as tributações das Contribuições para o PIS e para a COFINS na cadeia de comercialização da cana-de-açúcar em operações realizadas no mercado interno e também sobre as exportações ao exterior.

Mercado interno

Atualmente a comercialização de cana-de-açúcar classificada na posição NCM 12.12 da Tipi...



Tags:
PIS , COFINS , cana-de-açúcar , suspensão , benefício

Data: 20/11/2020 10:39

Última alteração: 20/11/2020 10:41

Paulo Cesar Piorneda Lima
Consultor Trainee

Paulo Lima é graduando do último semestre do curso de Ciências Contábeis pela instituição SMG e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de tributos federais com ênfase em PIS e COFINS em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3031.6470
Siga-nos: