Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Estados

Hoje é dia 15 de janeiro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
11/11/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



PIS/COFINS: Termo inicial e prazo prescricional do crédito apropriado

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Empresarial

 

  1. Introdução

Para as empresas atuantes no regime não cumulativo das Contribuições para o PIS e para a COFINS é de claro conhecimento o direito de apropriação de crédito das mencionadas Contribuições com o efeito permissivo das Leis nº 10.637, de 2002, e nº 10.833, de 2003. Em várias instituições do agronegócio é comum o volume de crédito apropriado ser muito superior ao de débito apurado para o mesmo período, o que gera um acumulo nos blocos de controle da EFD-Contribuições. 

Fato é que os créditos não utilizados no período de apuração poderão ser aproveitados em períodos futuros, conforme já prevê as Leis de regência da não cumulatividade supracitadas. Todavia, é importante para as instituições que encontram-se na condição de “acumuladores de crédito” conhecer até quando esses créditos podem ser mantidos e utilizados para desconto com débitos na apuração do PIS e da COFINS.

Diante dessa necessidade de conhecimento, elaboramos a seguir um descritivo baseado em exposições de textos legais bem como nas disposições ora apresentadas pela Receita Federal do Brasil em relação ao tema abordado, ou seja, objetivamos aos nossos clientes



Tags:
prescrição do crédito , prazo prescricional , utilização , gestão de crédito , apropriação

Data: 11/11/2020 11:15

Última alteração: 12/11/2020 10:57

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de tributos federais  com ênfase em PIS e COFINS em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3031.6470
Siga-nos: