Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Agenda Fiscal

Hoje é dia 27 de novembro. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
07/10/2020 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Preponderantemente Exportador: Como se beneficiar nas Contribuições para o PIS e para a COFINS.

Milton C. Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa 

 

 

No ramo do agronegócio é comum a realização de operações incentivadas com a suspensão da exigibilidade das Contribuições do PIS e da COFINS. Este fato é constantemente questionado e amplamente difundido até mesmo pela obrigatoriedade de aplicação para algumas situações específicas.

Mas o que nem todos conhecem é a possibilidade de aplicação de benefícios sobre a aquisição de bens classificados como, por exemplo, matéria prima, produto intermediário e material de embalagem (MP, PI e ME). Esta suspensão está atualmente amparada pelo art. 40, da Lei nº 10.865, de 2004, e possui aplicação exclusiva nas operações ocorridas com as pessoas jurídicas que apurem o IRPJ com base no lucro real e habilitadas como preponderantemente exportadoras nos termos da lei.

De acordo com o diploma legal da Lei nº 10.865, de 2004, a incidência das Contribuições para o PIS e para a COFINS ficará suspensa no caso de venda de MP, PI e ME destinados a pessoa jurídica preponderantemente exportadora. Todavia, não basta que a pessoa jurídica adquirente desses bens realize maioria de suas operações com o exterior, pois outras exigências como...

 

Data: 07/10/2020 14:56

Última alteração: 08/10/2020 15:37

Milton Cesar da Silva
Consultor

Milton Cesar da Silva tem formação em Contabilidade pela UniFCV, especializando em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário pela BSSP, articulista e atua na empresa Garcia & Moreno Contadores Associados na área de tributos federais  com ênfase em PIS e COFINS em atendimento a grandes empresas do agronegócio brasileiro.
Fale Conosco: 44 3031.6470
Siga-nos: