ATIVOS BIOLÓGICOS: Reconhecimento e mensuração dos bezerros nascituros


ATIVOS BIOLÓGICOS: Reconhecimento e mensuração dos bezerros nascituros

Willian Luvizetto

Renan Silva

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

A atividade agropecuária como um todo possui particularidades no seu desenvolvimento, especialmente por se tratar de atividade primária sempre vinculada de alguma maneira à produtos vegetais ou animais. Essa singularidade ocorre em virtude das formas de transformação que são únicas a este setor.

Diferente das industrias onde existe um cálculo matemático lógico para o surgimento de produtos acabados, necessariamente vinculado a quantidade específica de matéria prima e materiais intermediários aplicados em sua produção, na atividade rural o resultado da produção pode variar de acordo com diversas condições.

Por esse motivo as normas contábeis inferem atenção especial as organizações que desenvolvem essa atividade, determinando tratamento em pronunciamentos próprios ao setor rural que preveem situações que só serão vistas neste tipo de organização.

Uma das questões debatidas está na correta aplicação do reconhecimento e da mensuração contábil de ativos biológicos, regulamentada pelo CPC 29. Neste artigo trataremos da aplicação destas normas à atividade pecuária, especialmente ao nascimento de bezerros e como reconhecer esse fenômeno na contabilidade.

 
 
 

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

bezerrosnascituro , mensuração , biológico , ativos