JSC: Conheça as diferentes formas de remuneração do capital próprio das PJs


JSC: Conheça as diferentes formas de remuneração do capital próprio das PJs

Willian Luvizetto

Conheça a Garcia & Moreno Consultoria Corporativa

 

Os juros sobre capital constituem forma de remuneração do patrimônio dos sócios ou associados das pessoas jurídicas, em forma de contrapartida pelos valores investidos no patrimônio líquido destas organizações.

Através dos juros sobre capital as pessoas jurídicas realizam uma remuneração financeira como contrapartida por seu corpo societário manter recursos aportados nela ao invés de investir em outros mercados, remuneração esta semelhante a que acontece com aplicações financeiras.

Atualmente a legislação dispõe de diferentes formas de remuneração do capital, com bases de cálculo diversificadas, alíquotas e limites de remuneração que podem variar de acordo com a forma societária e a atividade desenvolvida pela organização.

Neste artigo iremos explanar sobre as formas vigentes no País e seu tratamento tributário. (...)

 
 
 

Willian R. Luvizetto

Sócio Consultor Contábil / Tributos Indiretos

Willian R. Luvizetto é contador com MBA em direito tributário e especialização em controladoria, contabilidade e auditoria. Articulista e instrutor de cursos, há mais de 12 anos atua no atendimento de consultoria de tributos diretos e contabilidade na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio, onde também é sócio.

 

Tags:

jscjuros sobre capital próprio , juros sobre capital , jscp