Lei da liberdade econômica acaba com o bloco K. Qual é o futuro nos controles da produção e estoque?


Lei da liberdade econômica acaba com o bloco K. Qual é o futuro nos controles da produção e estoque?

Desde a emenda que inseriu o eSocial na MP 881, de 2019, que o Bloco K vem aproveitando o vácuo e ganhando espaço nas intenções de extinção e/ou simplificação na sua plataforma. Nesse viés vinha também o LCDPR – Livro Caixa Digital do Produtor Rural, mas esse último não teve sucesso no Congresso e foi à derrocada.

Todos sabemos que o Bloco K já está em vigência, porém, por ora reduzido às informações de estoques (K200 e K280). O grande desafio são os demais registros que controlam a produção, inclusive com informações a nível de ficha técnica e aplicação de insumos, o que tem assustado os contribuintes nos últimos anos. Tamanha dificuldade vem ocasionando constantes prorrogações na implementação desta ferramenta.

Fato é que na Edição Extra do DOU da última sexta-feira, dia 20 de setembro, foi publicado a Lei 13.874, que instituiu ...

Werinton Garcia

Diretor de Consultoria / CEO

Contador especializado em direito tributário, controladoria e auditoria. Professor, escritor, articulista e palestrante com vasta experiência em tributos nas sociedades agropecuárias e industriais. CEO na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária.

 

Tags:

produçãoestoque , icms , efd-icms , efd