Bomba: Com eSocial sob risco de extinção a RFB prepara nova Reinf para abarcar informações, e agro tem impacto.


Bomba: Com eSocial sob risco de extinção a RFB prepara nova Reinf para abarcar informações, e agro tem impacto.

O Governo Federal enviou no início de maio passado ao Congresso Nacional a Medida Provisória 881, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, entre outras providências. Diversas emendas foram apresentadas pelos senhores congressistas, entre elas uma chama a atenção, trata-se de um novo artigo com a clara disposição de extinguir integralmente todos os movimentos do eSocial no Brasil.

Não fosse o momento não daríamos muito valor, mas, considerando a corrente cada dia mais fortalecida no sentido de que o eSocial veio para atrapalhar o ambiente de negócios no país (o que é uma mentira), há uma preocupação das grandes empresas que já estão no eSocial e principalmente da Receita Federal do Brasil, isso porque uma alteração repentina na ferramenta daria de imediato impacto na arrecadação.

Trabalhando há mais de 5 anos exclusivamente a grandes empresas e cooperativas do agronegócio, instituições que fizeram parte do primeiro grupo que implantou essa ferramenta, tenho a opinião de que os demais deixaram o leite derramar e tem muita gente só agora chorando. Quero dizer que as empresas grandes fizeram sua parte, sofreram muito, pessoas deram suas vidas se dedicando nesse projeto e, agora que chega a fase dos menores está aí o problema, totalmente despreparados. É claro que é mais fácil reclamar do que reaprender. Nessa onda eu não entro.

Fato é que a própria RFB já está ...

 

Werinton Garcia

Diretor de Consultoria / CEO

Contador especializado em direito tributário, controladoria e auditoria. Professor, escritor, articulista e palestrante com vasta experiência em tributos nas sociedades agropecuárias e industriais. CEO na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária.

 

Tags:

novaextinção , esocial , cronograma , esocial