Busca Rápida

Área:
Todas

federal

Estadual

Contábil

Agenda Fiscal

Hoje é dia 21 de agosto. Fique ligado nos seus compromissos fiscais da semana!
*Clique sobre a data para saber os compromissos
05/08/2019 Federal Artigo

Tamanho do texto:



Bomba: Com eSocial sob risco de extinção a RFB prepara nova Reinf para abarcar informações, e agro tem impacto.

O Governo Federal enviou no início de maio passado ao Congresso Nacional a Medida Provisória 881, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, entre outras providências. Diversas emendas foram apresentadas pelos senhores congressistas, entre elas uma chama a atenção, trata-se de um novo artigo com a clara disposição de extinguir integralmente todos os movimentos do eSocial no Brasil.

Não fosse o momento não daríamos muito valor, mas, considerando a corrente cada dia mais fortalecida no sentido de que o eSocial veio para atrapalhar o ambiente de negócios no país (o que é uma mentira), há uma preocupação das grandes empresas que já estão no eSocial e principalmente da Receita Federal do Brasil, isso porque uma alteração repentina na ferramenta daria de imediato impacto na arrecadação.

Trabalhando há mais de 5 anos exclusivamente a grandes empresas e cooperativas do agronegócio, instituições que fizeram parte do primeiro grupo que implantou essa ferramenta, tenho a opinião de que os demais deixaram o leite derramar e tem muita gente só agora chorando. Quero dizer que as empresas grandes fizeram sua parte, sofreram muito, pessoas deram suas vidas se dedicando nesse projeto e, agora que chega a fase dos menores está aí o problema, totalmente despreparados. É claro que é mais fácil reclamar do que reaprender. Nessa onda eu não entro.

Fato é que a própria RFB já está ...

 

Data: 05/08/2019 15:55

Última alteração: 05/08/2019 16:16

Werinton Garcia dos Santos
Diretor de Consultoria

Contador especializado em direito tributário, controladoria e auditoria. Professor da BSSP Centro Educacional, da Faculdade Unimed, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, entre outras instituições nacionais. Articulista e palestrante com vasta experiência em tributos nas sociedades agropecuárias e industriais. Diretor/CEO na Garcia & Moreno Consultoria Corporativa, empresa referência nacional em cooperativismo e agronegócio para as áreas fisco-contábil e tributária.
Fale Conosco: 44 3025.4970
Siga-nos: